[MATÉRIA ESPECIAL] Livros que merecem ser lidos antes de adaptados

2 comentário(s)
Depois de fazerem sucesso nas livrarias, o destino dos livros é seguirem rumo ao mundo cinematográfico, onde serão adaptados e deixaram mais loucos ainda os fãs que tinham até então. Como é de costume e todos os leitores convivem com isso, em quase cem por cento dos casos, o filme não tem nível melhor nem igual ao livro, pelo contrário, é bem inferior. 

Vejam a baixo alguns livros seguidos de sinopse e do meu pitaco, que estão prestes a serem adaptados e merecem ser lidos antes da adaptação. 


Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? 

Meu Pitaco: Jogos Vorazes assumiu fama rapidamente e está a poucos dias de estrear com sua adaptação nos cinemas. O livro traz uma trama totalmente original e tem recebido excelentes críticas. Creio que a maioria dos fãs de literatura jovem já o leu, caso você seja um que ainda não leu, não deixe para conferir a trama da história apenas no cinema. 


Há algo estranhamente familiar em Daniel Grigori. Misterioso, ele captura a atenção de Luce Price desde o momento que ela o vê em seu primeiro dia no internato Sword & Cross, em Savannah, Georgia. Ele é o único brilho em um lugar onde celulares são proibidos, os outros alunos são toscos e câmeras de seguranças acompanham todos os movimentos. Mesmo que Daniel não queira nada com Luce, e faz com que isso fique bem claro, ela não consegue deixar pra lá. Atraída por ele como uma mariposa é atraída por uma chama, ela tem que descobrir o que Daniel está tão desesperado pra esconder, mesmo que isso possa matá-la.
Meu pitaco: A trilogia Fallen  também é uma das sagas que arrebatou inúmeros fãs, porém, também colecionou muitas críticas negativas. Mesmo com essas críticas, para quem quer conhecer a série, acho melhor ler o livro antes do que ver um filme. Já que o filme não será melhor que o livro é melhor julgar pelo meio de comunicação original.


O modo como ele disse meu nome me deu um frio na espinha. Ninguém me chamava de Perseu, a não ser aqueles que conheciam minha verdadeira identidade. Amigos... e inimigos. O ano de Percy foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro que colocasse os pés no campus de sua escola, nenhum acidente esquisito, nenhuma briga na sala de aula. Mas quando um inocente jogo de queimado entre ele e seus colegas torna-se uma disputa mortal contra uma tenebrosagangue de gigantes canibais, as coisas ficam, digamos, feias. E a inesperada chagada de sua amiga Annabeth traz outras más notícias: as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso, e, a menos que um antídoto seja encontrado, o único porto seguro dos semideuses será destruído. Nesta vibrante e divertidíssima continuação da série iniciada com O ladrão de raios, Percy e seus amigos precisam se aventurar no Mar de Monstros para salvar o acampamento dos meios-sangues. Antes, porém, nosso herói entrará em confronto com um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. 
Meu Pitaco: A Saga Percy Jackson é descrita pela maioria das pessoas com uma única palavra, perfeição. Depois do estrondoso sucesso, a saga começou a ser adaptada e o filme da vez é o do segundo livro, O Mar de Monstros. O primeiro filme da saga, O Ladrão de Raios, teve inúmeras críticas negativas, eu não posso falar nada porque ainda não vi o filme. Então para evitar sair da sala de cinema falando que a trama do autor Rick Riordan, leia o livro e tire suas conclusões a partir dele. 

 Lembram daquela frase que todo leitor escuta? Não julgue um livro pela capa? , pois é, então mediante ao que eu falei digo para vocês uma nova frase, "Não julgue um livro pela sua dramatização". O livro é o fato consumado, o filme dele é consequência. Então antes de falar que tal série que foi adaptada não presta, leia o livro e terá motivos suficientes para falar isso. 

2 comentários:

Aymée Meira disse...

Concordo com todos... mas confesso que Fallen nao tem me animado mto =x
auhshuasua
beijos
boa semana

Amy - http://thislovebug.net/macchiato

She disse...

Muito interessante esse seu post, pois alguns livros depois de adaptados mudam tanto, sei lá, acho muito difícil gostar igualmente do livro, filme ou peça. Acho que sempre vamos gostar mais de um do que do outro...
Beijo, beijo!
She

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.