Meu Pitaco: Livros Nacionais

4 comentário(s)
O Brasil tem um bom número de leitores, não o bastante é claro, mas é visível que uma grande massa da população é fã da leitura, principalmente das febres litrárias que surgem vez por outra.  

E é aí que vem o ''X'' da questão? Porque será que a maioria dos jovens que gostam de ler possuem mais títulos estrangeiros e não nacionais? Eu como simples leitor e blogueiro não posso indicar a causa certa, porém, posso citar a causa de na minha estante ter mais títulos estrangeiros do que nacionais. 

Falta de divulgação. Acreditem ou não, antes de começar a acompanhar blogs eu achava que o Brasil tinha pouco menos de trinta escritores ativos, afinal de contas, eu só conhecia aqueles que conseguiram fama internacional. Depois que comecei a conhecer melhor o mundo dos blogs foi que eu vi que o Brasil não só está cheio de autores, mas como cheio de talentos incríveis. Acho que o problema da divulgação hoje é muito pequeno, já que muitos já estão tendo acesso a novos autores, o que se falta agora é conscientizar os leitores de quê, as obras nacionais são tão boas quanto as internacionais. Ultimamente, tenho preferido qualquer livro brasileiro a um estrangeiro, nada como uma ambientação em um lugar que você conhece. Já ouvi gente dizendo que os estrangeiros são sempre melhores, acho uma generalização fútil e mentirosa. 

Opiniões a parte, eu sou fã dos autores nacionais, mais do que dos estrangeiros, e espero que continuem progredindo cada dia a mais.Então esse foi meu pitaco. Espero que vocês leitores continuem lendo livros nacionais, acreditem, o que não falta, são bons livros escritos por excelentes autores.

4 comentários:

Unknown disse...

É difícil divulgar, mas acredite que tem gente que faz sua divulgação e creio que graça aos blogs que muita gente conhece os autores nacionais porque para mim o único que eu conhecia era Paulo Coelho e eu nunca li um livro dele.

Mas agora conheço um monte de autores brasileiros e sempre tento mesclar entre nacionais e internacionais. Mas os livos nacionais devem sim ser mais divulgados, pois temos grandes talentos.

@Suellensotero

Ana Júlia disse...

oii Juan :)
suuper concordo com o seu pitaco hsuahshuhua, eu mesma tinha um certo preconceito com autores nacionais até ler "O Véu" (1 e 2) que são livros maravilhosos e nacionais (que aliás, eu recomendo). Tbm concordo que o grande problema seja a divulgação, mas graças aos céus existem os blogs que facilitam bastante esse trabalho..

Adorei o seu blog, parabéns *-*

@AnaJuliafts

Fátima Menezes disse...

Ai, ai. O problema está mais fundo. Está enraizado na cultura brasileira. Como pode um país que é conhecido mundialmente pelo futebol e pelo Carnaval se destacar no quesito literário? Não há investimento, não há divulgações. Contam-se nos dedos os autores brasileiros que conseguiram fama internacional. Por quê? Porque o governo não investe na educação. Logo, não investe na leitura. É um Pão e Circo desgraçado.

Para completar, tem a mídia. Qual foi a última vez em que você viu os meios de comunicação incentivarem a leitura? Quando o fazem, tratam de livros estrangeiros. Como o brasileiro tem uma tendência a aceitar o que lhe é imposto, vai lá e endeusa os escritores de fora. Esquece que temos ótimas peças em casa. Excelentes autores, ávidos por leitores. Muitas vezes, esses autores passam despercebidos e estão fadados ao fracasso.

Pouca divulgação, pouco retorno. Quem quer ser escritor no Brasil? :/

Abraços,

Fátima Menezes - @fatimamd
http://recantodecaliope.blogspot.com

Juan Florêncio disse...

Então Fátima, adorei o seu comentário. Quem quer viver de escrita quando o país em que vive não dá ajuda nem apoio? Resta a nós leitores, apoiar esses prodígios do nosso país.

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.