Resenha de Livro: O Sonho de Eva - Chico Anes

0 comentário(s)
Título: O Sonho de Eva
Título Original: -
Autor: Chico Anes
ISBN: 978-85-8163-006-9
Páginas: 304
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Preço Sugerido: 29,90  

Dra Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme.
Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem.
Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio. 








Antes de ler O Sonho de Eva, me perguntava se na verdade era uma história de ficção ou uma fantasia, afinal, quem já se imaginou viver em um mundo virtual igual ao dos video-games dentro dos próprios sonhos? Então, essa será uma concepção variável, mas ficcional ou fantasioso, uma coisa é certa, Chico Anes descreveu uma época na qual eu adoraria estar vivendo, claro que, em partes.








Na história, vivemos a maior parte da história sob a perspectiva da protagonista Eva, uma cientista brasileira especialista em sonhos lúcidos que enquanto está em uma importante conferência em Viena recebe a notícia de que sua irmã morreu e seu filho está desaparecido. A cientista acaba voltando ao Brasil e a partir daí começa-se a desenrolar uma trama extremamente misteriosa, contagiante e principalmente recheada de conteúdos superinteressantes. 

A empresa chinesa Yume, está desenvolvendo uma nova espécie de video-game, onde se torna possível que os usuários do objeto viajem para onde quiserem e façam tudo que imaginar enquanto dormem, ou seja, basicamente, o DreamGame, como é chamado, faz com que possamos manipular nossos próprios sonhos. 

Eva acaba enfrentando um dilema muito grande quando a Yume a convida para trabalhar com eles. Sua irmã que morreu, Anna, era funcionária da empresa, a cientista desconfia que a Yume tenha algo a ver com a morte da irmã e com o desaparecimento do seu filho. Um homem de aparência indiana tenta avisar Eva para não ir atrás de respostas, mas o seu amor de mãe e de irmã acaba falando mais alto. 

Um pensamento ficou rondando minha cabeça a todo o momento enquanto eu lia o livro. Será que se pudéssemos viver em um mundo onde poderíamos estar onde quiséssemos, com quem quisermos e fazer mudanças livremente enquanto dormimos, porque faríamos outra coisa a não ser dormir? É uma boa questão para refletir. 

O livro também é cercado de filosofia, principalmente de teses propostas pelo psicanalista Freud, mas nada que torne o livro muito complicado de se entender ou muito complexo, a leitura flui muito bem e adquire um aspecto super viciante.







- Ah! Agora, eu estou sendo estúpida! Como você poderia saber o que é medo, se essa sensação também está dentro da fruta? O medo, querida, em sua essência, arranca-nos do chão, faz nossos órgãos mudarem de posição, desliga por um instante nossa consciência, só para em seguida, fazê-la reacender ainda mais lúcida, com a audácia que conquista a liberdade. Amigo, vou lhe confessar uma coisa: o medo é bem parecido com o orgasmo!




Mistério, drama, romance sob medida e assuntos hipnotizantes caracterizam a obra Sonho de Eva, mais um dos motivos para nós brasileiros apoiarmos e nos orgulharmos dos nossos autores nacionais.

0 comentários:

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.