Resenha de Livro: Querer Sem Medida - Gilmar Marcílio

0 comentário(s)
Título: Querer Sem Medida
Título Original: -
Autor: Gilmar Marcílio
ISBN: 978-85-60174-94-2
Páginas: 160
Ano: 2012
Editora: Belas Letras
Preço Sugerido: 29,90   

Para quem tem sensibilidade, tudo tem o que contar. Lugares, pessoas, animais. A intensidade do olhar de um cão, a leveza das manhãs de domingo, o aprendizado com as perdas que a vida impõe, ou simplesmente o silêncio – tudo se transforma em poesia nestas histórias que se desenrolam junto com a sensação de que são as pequenas coisas que nos fazem querer sem medida. Que nos fazem querer viver, pois nossa única certeza é que estamos todos a serviço da transitoriedade – os grandes e os pequenos. Neste livro do filósofo e escritor Gilmar Marcílio, a memória, a filosofia e a crônica são a matéria-prima para fazer o leitor refletir e se emocionar a cada página. 











A começar pela capa, questionei-me sobre o que abordaria e contaria a história dessa obra. A princípio, analisando apenas a capa tive a impressão que creio ser a mais, digamos assim, pensada por quem a analisa, a história de um filhote de cachorro. Entretanto, a história nada tem a ver com minha falha primeira impressão, na verdade, mostrou-se ser um guia, capaz de quebrar as barreiras mentais de cada um e principalmente, fazer refletir. 









Querer Sem Medida, é um título de não-ficção, mais especificamente, auto-ajuda. Não sou fã do gênero o que me fez ter uma repulsa do livro nas primeiras páginas. Entretanto, a cada página que lia, vi o quanto estava pré-julgando o conteúdo negativamente e principalmente, erroneamente.  

A leitura lenta durou pouco tempo até que o livro me conquistou com belas passagens, vivências onde se podem tirar o bom exemplo e principalmente, as frases que dão um banho gelado de realidade. Em capítulos curtos, o autor explana alguns de seus pensamentos com relação a situações cotidianas onde é visível o quanto o homem tem desaprendido conceitos básicos de boa convivência, de vida e acima de tudo, de amor. 

Dentre os vários capítulos do livro é impossível não ter um em que o leitor pare e reflita: "Será que estou fazendo isso certo?", e é essa reflexão que faz a trama ser tão boa de ser lida. Gilmar Marcílio conseguiu criar uma obra de maneira única e de uma forma sagaz que contagia qualquer um, até os mais certos de si têm seus preceitos derrubados após a leitura das palavras do autor.







Só vive dentro da lei quem não é feliz. - Pag. 98






Acho que todos precisamos de conselhos, seja de amigos, familiares, profissionais ou até mesmo de um livro. Nesse caso, a obra em destaque pode servir não como um conselheiro, mas sim como um guia para a vida saudável em um mundo tão louco como o que vivemos. Depois que você ler a obra, certamente começará a amar mais as outras pessoas, e claro, querê-las sem medida.

0 comentários:

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.