[Sábado Nacional] Entrevista com Elaine Velasco, autora de Limiar - Entre o Céu e o Inferno

1 comentário(s)
Elaine Velasco é professora de matemática e física e autora do livro Limiar, primeiro de um série que é sucedido por Abismo e Refúgio. A autora mora no interior de São Paulo e é uma das participantes do Sábado Nacional.

Redes Sociais da Autora/Obra:



Confira abaixo a entrevista com a autora sobre sua obra e sua carreira como escritora. 


  • Asas Literárias - Elaine, você é professora de matemática e física e acabou se aventurando no mundo da literatura, você recebe comentários de leitores tentando entender esse desvio de área?

Nossa, o tempo todo. Sempre que vou a algum evento e falo isso, ouço um “Ooohh!!!” geral, rs. Mas a verdade é que sempre fui apaixonada por Literatura e Redação, acabei cursando Matemática muito mais por uma certa facilidade em ingressar na carreira do magistério nessa área do que por aptidão ou gosto mesmo. Na verdade, no Ensino Médio, eu “apanhava” feio dessas matérias, só fui aprender alguma coisa mesmo foi na Faculdade, mas acho que isso me ajuda muito na minha prática como docente, porque consigo entender as dificuldades que meus alunos enfrentam e tento sempre deixar o estudo dessas disciplinas mais atraente, fácil e instigante.

  • Asas Literárias -  Elaine, você escreveu um gênero que é sem dúvida alguma o favorito dos jovens. Você apenas escreve fantasia ou também é fã dos inúmeros títulos desse gênero? Se sim, quais são os seus favoritos? 
Na realidade, eu costumo ler de tudo um pouco, mas o meu gênero favorito é mesmo a Literatura Fantástica. O meu favorito é a série “A Canção do Súcubo” de Richelle Meads, por ser uma literatura voltada para o público feminino mais velho, não tanto o adolescente, apesar de também amar a saga Crepúsculo, bem como as séries Fallen e também Hush Hush. 

  • Asas Literárias -  Você escreve sobre anjos e como sabemos existem muitos livros com essa temática, o que você acha que sua obra tem de diferente das demais?
Primeiramente, tem o embasamento. Nas histórias de anjos, geralmente é tudo muito centralizado na história de amor dos protagonistas, explorando-se pouco a mitologia e as lendas existentes acerca dos anjos. Em Limiar, procurei explorar isso um pouco mais. Também há o triângulo entre uma humana, um anjo e um demônio, além da ambientação do romance e da “brasilidade” que procurei transmitir ao livro em todos os detalhes.

  • Asas Literárias -  Como autora nacional você teve alguma dificuldade na hora de publicar a sua obra?
Por incrível que pareça, não. Limiar foi muito bem aceito pelas editoras, pois em apenas dois dias após tê-lo enviado para seis editoras, já obtive resposta positiva de duas delas, que estavam interessadas em publicar Limiar. Acabei fechando com a Dracaena, cujo editor foi muito atencioso e prestativo comigo. 

  • Asas Literárias -  De onde você tirou inspiração para criar o universo de Limiar?
Um pouco de minha vivência pessoal, um pouco dos livros que leio, um pouco dos sonhos e desejos que trago... Enfim, foi um “mix” de diversas coisas.

  • Asas Literárias -  Existe algum personagem do livro que seja o seu mais querido ou todos compartilham do seu coração de autora?
Amo muito as personagens Ester e Alice, que fazem parte de mim e de minha vida, porém o meu preferido mesmo é o Miguel. Entretanto, foi na construção de Samuel que me empenhei mais, pois ele precisava conquistar o coração dos leitores e para minha satisfação, ele tem atingido muito bem o seu objetivo. 

  • Asas Literárias -  O que nós leitores poderemos esperar da continuação de Limiar, Abismo? 
Enquanto Limiar centra-se muito na busca da parte de Ester sobre a verdade dos mistérios que cercam Samuel e Miguel, em “Abismo”, por ela já saber toda a verdade sobre eles e suas intenções para com ela, pude explorar nesse novo livro, fatos e acontecimentos mais fantásticos e sobrenaturais, além de ter introduzido também novas criaturas do além, tais como bruxas, vampiros, súcubos e íncubos. Por isso, vocês podem aguardar para “Abismo” muita ação e surpresas, não apenas para Ester, mas para outros personagens que em Limiar não tiveram tanto destaque.

  • Asas Literárias -  Cada vez mais o número de leitores cresce no Brasil, assim como o número de autores. Que dica você dá para as pessoas que sonham em ser escritores e semear a leitura pelo país? 
Atualmente, a internet se constitui como uma importante e vital ferramenta entre leitores e escritores. Contudo, ela não deve ser a única, tampouco apenas os eventos e feiras literárias. É preciso “achegar-se ao povo”. Uma iniciativa que eu tenho feito e tem dado muito certo é a visita a escolas, onde converso com alunos e professores, participo de projetos e firmo parcerias. Esse trabalho tem dado muitos frutos, pois possibilita que adolescentes que ainda não tiveram contato com o universo fantástico o conheçam e também que adquiram o gosto pela leitura, sabendo que existe algo além dos clássicos que os professores impõem a eles. O mais legal disso tudo, é que tenho semeado por onde passo, não apenas novos leitores, mas também novos escritores, que percebem, ao ver alguém tão próximo a eles como um professor conseguir realizar o sonho de publicar um livro, que nada é impossível para quem está disposto a lutar. 

Gostaram? Comentem e aguardem. Ainda hoje temos resenha de Limiar e promoção com brindes especiais.   

1 comentários:

Fã Clube Angels disse...

Amei!!!!!! A Elaine é realmente uma fofa! Conheci ela através de Limiar, mas ainda não o li. Ela seguiu meu blog e eu fiquei tipo: "Meu Deus!!! Elaine Velasco seguiu meu blog!!!"
Conversei com ela e firmamos parceria. Adoro conversar com ela e nunca ficamos sem assunto. Atualmente, meu exemplar de Limiar está andando por aí, prestes a chegar nas minhas mãos. Curiosa é pouco para descrever como me sinto com relação a essa história! E que venham Abismo e Refúgio!!!

Beijokas
Karol Araújo
fa-clube-angels.blogspot.com

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.