[Sábado Nacional] O Criador de Monstros, Nelson Rodrigues

2 comentário(s)
Quando se fala em literatura brasileira, o nome de vários autores explodem na nossa cabeça. Como não lembra de um dos autores mais sucedidos do mundo e brasileiro, Paulo Coelho? Ou do grande criador de histórias enigmáticas, Machado de Assis? Dentre vários ícones, temos também o saudoso Nelson Rodrigues, homenageado pelo seu centenário no Sábado Nacional de hoje.

"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos...- Nelson Rodrigues"
Enquanto Clarice Lispector transportava suas indignidades, mágoas e lições de moral para crônicas, frases e livros, Nelson Rodrigues se dedicou ao moralismo, ao descarado, ao retrato de uma sociedade hipócrita e a um realismo em meio a sociedade extremamente condensados em suas histórias em âmbitos familiares do Brasil. Nelson recebeu críticas extremamente negativas da maioria de suas obras na época em que foram lançadas, fruto de uma maioria de críticos que acharam por um longo tempo que os escritos do autor não passavam de pornografia, o que absolutamente não compete a literatura do mesmo. 

Na maioria dos seus textos, Nelson usa como cenário as família cariocas e o seu cotidiano. O que parece dar vida a um enredo extremamente simples, traz a tona uma imensa teia de relação “monstruosas” que beiram o limite do que a sociedade acomete como certo e permitido. Esse é um dos motivos para que muitas de suas obras adaptadas para o teatro tenham sido vaiadas e censuradas, é comum encontrar em suas tramas relações de incesto, relações homossexuais, traição, papel de inferioridade da mulher, complexo de Electra e muito mais. 
"A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem. - Nelson Rodrigues"
Cartaz da adaptação teatral do livro
Álbum de Famíla, de autoria de Nelson,
 Rodrigues.
É dito que suas obras são monstruosas por conter relações monstruosas entre as pessoas da trama, o que chama-se de monstros em sociedade.Pode-se afirmar que monstro é tudo aquilo que gera transgressão em relação às leis da sociedade, ou seja, toda e qualquer ação que contraria o que determinado povo considera certo, de modo que tais ações são absurdamente mal vistas aos olhos das mesmas. Essa monstruosidade é um assunto enorme que vem sendo explorado por diversos pesquisadores da área de línguas, inclusive por mim, que participo de projetos relacionados a obra do autor.
"Amar é ser fiel a quem nos trai. - Nelson Rodrigues"
Ler Nelson Rodrigues é se deparar com verdades nuas e cruas e ter uma sensação de mal estar ao final de cada texto. É sem dúvida um grande soco na cara da sociedade, ou seja lá de quem tenta criar regras ou, escondê-las. Uma série de contos do autor foram adaptadas para a televisão com o título de A Vida como Ela É, nome de um dos livros do autor. Toda semana é exibido no fantástico um conto e também, são veiculados em outros programas da rede fechada. 

Do dia 19 à 21 de Outubro acontece o Connepi, congresso com alunos e pesquisadores do norte e nordeste que esse ano ocorrerá em Palmas/Tocantins. Esse que vos escreve estará levantando a bandeira de Nelson Rodrigues nesse ano em que se comemora o seu centenário. É o tipo de autor que não se pode morrer sem ter lido uma de suas obras. Abra um livro de Nelson, e ache os seus monstros.

2 comentários:

Cultura e Donuts disse...

Adorei a postagem! Super importante conhecer sobre esses autores :)
Parabéns pelo blog, viu? Estou seguindo e curti no fb!
Se puder retribuir, ficarei feliz *-*
http://foolishhappy.blogspot.com.br/

XOXO

Anônimo disse...

Nunca li nenhum livro do Nelson, devo dizer que dos autores nacionais gosto muito do Pedro Bandeira, amo seu livros infanto juvenis.
Rafa
Blog Melody
http://rafaacarvalho.blogspot.com.br

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.