Crítica de Filme: Jogos Vorazes

3 comentário(s)
Título Original: The Hunger Games
EUA , 2012 – 142 min.
Gênero: Ficção 
Direção: Gary Ross
Elenco Principal: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Stanley Tucci, Wes Bentley, Willow Shields e Liam Hemsworth 

 




Depois da torturante espera para a estreia por parte dos fãs e a louca angustia daqueles que aguardavam o filme para conhecer a série, Jogos Vorazes finalmente chegou ao cinema. A adaptação da saga já bateu alguns recordes na sua data de estreia e na semana de lançamento, e para melhorar a situação, a adaptação agradou a maioria dos fãs. 

Para aqueles que ainda não conhecem a história, a trama do filme se passa em uma situação totalmente ficcional, onde a América do Norte cai, e em seu lugar surge uma nação denominada Panem. 12 distritos que vivem em plena miséria vivem sobre o domínio autoritário da capital, que todos os anos, para mostrar e lembrar o seu poder realiza os Jogos Vorazes. Nesse jogo, uma garota e um garoto entre 12 e 18 anos de cada distrito são escolhidos para participar dos jogos, onde um deles vence e ganha fama e fortuna, ou simplesmente, morre. O evento é transmitido pela televisão e é febre entre todos da região. O foco da história esta em Katniss (Jennifer Lawrence), que para salvar sua irmã de 12 anos, que é a sorteada para participar dos jogos, se voluntaria e junto com Peeta (Josh Hutcherson), vai a capital representar o distrito 12. 

O que mais chama atenção nessa obra é que, a história não se detém apenas ao mundo ficcional. Dentro dos pequenos detalhes da trama, existem gigantescas críticas sociais. O fato do propriamente dito, Jogos Vorazes, ter início e fim no livro e na adaptação também é superinteressante, já que desse modo, não haverá uma temática repetida três vezes, de modo que os livros formam uma trilogia e com certeza os três ganharão adaptação. 

O boato de uma excelente trilha sonora que acabou fulminando em um interesse gigante pelo álbum com as músicas do filme, não me foi muito relevante. As trilhas poderiam ter sido melhores, já que as mesmas acabam dando uma pitada a mais na ambientação. Os efeitos do filme foram belíssimos, acho que seria injusto se tecesse comentários negativos quanto a essa parte. 

Apenas a mediana medida de cativamento, impede que eu avalie o longa com nota máxima. O filme caprichou em ambos os sentidos, porém, na minha visão pecou em outros. Torci, fiquei triste e quase gritei na sala de cinema, é bom saber que enfim, temos uma temática fantasiosa bem diferente das demais. Uma coisa é certa, a obra de Suzanne Collins, ganhou mais um fã e futuro leitor de sua saga. Afinal, ainda não conheci uma adaptação que seja melhor que o livro. Talvez seja cedo, mas aposto minhas fichas, como nós já temos o novo fenômeno adolescente pós Saga Crepúsculo.

3 comentários:

Hevellyn disse...

Sabe que eu ainda não vi? Tentei hoje, mas perdi a sessão. hahaha
Enfim, estou super empolgada para ver.
Juan, adooooorei a crítica. Você escreve super bem!
'Causou' nas últimas palavras. haha'
Bjs

Anônimo disse...

Meu amigo o enredo pode até ser bom, mas a crueldade entre crianças é de muito mal gosto, crianças sendo assassinadas em um telão de cinema, realmente é algo que não preciso em minha vida.
Grande abraço.

Larissa Calheiros disse...

Eu vi o filme essa semana, mas não li o livro ainda. Acho bem interessante o que a história tem a passar, tanta manipulação da mídia e como o que governo pode fazer pra dominar uma sociedade, mesmo que seja numa forma bem fictícia se você parar pra analisar tem muita coisa próxima a realidade.
Eu só não dou tantos créditos à série porque ouvi falar da semelhança com a HQ Battle Royale que pretendo ler tanto como Jogos Vorazes.
Boa crítica!

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.