Resenha de Livro: O Ladrão de Raios

7 comentário(s)
Título: O Ladrão de Raios
Título Original: The  Lightning Thief
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-98078-39-7
Páginas: 400
Ano: 2008
Editora: Intrínseca
Preço Sugerido: 29,90  

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. 
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses. 
 


Depois de grande parcela dos jovens se desesperarem com a triste chegada do fim de Harry Potter, eis que surge um dos novos concorrentes a febre juvenil. A única informação que tive antes de começar a leitura dessa obra era o fato da existência de Deuses. Achei que o livro era bom, mas nem tanto, e foi aí que Rick Riordan mais uma vez mostrou o quanto sabe o que faz. 

Percy Jackson é uma adolescente de Nova Iorque diagnosticado com Deficit de Atenção e Dislexia. Esses dois aspectos fazem com que o garoto seja muito impulsivo, atrapalhado e desajeitado. A consequência disso tudo é o grande histórico de expulsões de várias escolas que ele carrega em seu histórico. Percy nunca conheceu seu pai. Ele vive com sua mãe, apenas nos períodos de verão em que está de férias e seu padrasto irritante, Gabe. 

Depois de ser expulso novamente de uma instituição, o menino vai para casa e sai para uma curta viagem a praia com a sua mãe. É nesse passeio onde as coisas começam a fazer sentido, já que em um determinado momento eles são atacados por um minotauro. Com a ajuda do seu melhor amigo, Grover, ele consegue escapar e ir para o acampamento meio-sangue. Entrementes, sua mãe é capturada pelo minotauro e sufocada até virar poeira. 

O acampamento meio-sangue é um lar para aqueles que assim como Percy, possuem um dos pais mortais e o outro, nada mais nada menos do que um Deus. Logo que chega ao acampamento, o garoto não sabe quem é seu pai, e por isso acaba ficando no chalé de filhos do Deus dos viajantes, Hermes. No acampamento, o semi-deus continua sua amizade com Grover, que na verdade é um Sátiro. No acampamento, Percy, que na verdade se chama Perseu, descobre quem é seu pai, e é a partir daí que começa a verdadeira aventura e eventos interessantes no livro, como a aparição da Medusa e de outros deuses e criaturas. 

Pelas obras que já li de Rick Riordan, pude perceber que a linha de raciocínio que ele segue é quase sempre a mesma, claro que, com personagens e situações diferentes. Entretanto, o autor consegue se sobressair a isso e criar ambientes tão perfeitos como o da saga Percy Jackson. 






''Tentei ficar calmo. O orientador da escola me dissera um milhão de vezes: ''Conte até dez, controle o seu gênio.'' Mas estava tão furioso que me deu um branco. Uma onda rugia nos meus ouvidos. Não me lembro de ter tocado nela, mas quando dei por mim Nancy estava sentada com o traseiro no chafariz, berrando [...] ''






O que parecia ser um livrinho simples e bobinho mostrou-se um mundo com possibilidades de exploração infinitas. O Ladrão de Raios, como primeiro livro da saga, me conquistou, o que quer dizer que continuarei lendo a saga e indico a vocês que também mergulhem no mundo dos meio-sangue. Vale ressaltar que o primeiro livro da série já foi adaptado para o cinema.

7 comentários:

@GiiTokioHotel disse...

*-* Adorei a resenha! Na verdade, amo Percy Jackson, acabo ( tem uma hora ) de terminar o "O Herói Perdido".
Muito bom saber que os novos fãs já começam apaixonados pela série! Conselho: Leia O Mar de Monstros com bastante lentidão, pois o filme só sai em 2013. Não sei se sabe, mas "O Ladrão de Raios" foi adaptado para o cinema.Ficou uma porcaria, mas vale a pena pelos atores ^^ !
Beijos, que os deuses estejam com você!

Apenas Impressões Literárias disse...

Oi Juan, td blz?! gostei muito do seu blog!!! e o estou seguindo, segue o meu tb?!rsss...ah! a resenha ficou muito boa, parabéns!!! bjinss, MAc.

Bruna Sversutti disse...

Ai ai...
Já estou tão loucapor este livro e a sua resenha só piorou as coisa...hehe
Fiquei com ainda mais vontade de sair correndo e comprar.

Mais por enquanto ainda estou firme no meu objetivo de não comprar livros até diminuir a fila...vamos ver até onde eu aguento..hehe

Muito legal o blog!!
Obrigada pelo convite no twitter.

Estou seguindo e te espero lá:
http://my-literarylife.blogspot.com.br/

Bjoss!!

Hevellyn disse...

Já li todos da saga.
Sou apaixonada por Percy Jackson *-*
Curti seu blog. Vou acompanhar as postagens.

Bj

Juan Florêncio disse...

Pelo que você falou, gostou muito não é? Já ouvi falar esses boatos sobre o livro, ainda bem que me apaixonei pelos livros :p

Beijos =)

Juan Florêncio disse...

Super indico o livro. Quando sua fila diminuir, o encaixe. ;)

Marina Menezes disse...

Ja li e gostei desse livro. O filme não me agradou, a adaptação nao deixou espaço pra continuação. Alguns personagens importantes nem apareceram.
Não terminei de ler a saga porque achei o segundo parecido demais com A Odisseia. Tão parecido que eu adivinhei um monte de partes. Só por isso desisti de ler a saga.
Parabens pela resenha, muito boa. *-*

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.