Resenha: Fortaleza Digital - Dan Brown

3 comentário(s)
Título: Fortaleza Digital
Título Original: Digital Fortress
Autor: Dan Brown 
ISBN: 9788599296202
Páginas: 320 
Ano: 2005
Editora: Arqueiro
Preço Sugerido: 19,9



Em Fortaleza digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.

Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.
Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama. 
 

 
Eu havia visto o filme de O Código da Vinci, então, logo me interessei pelas obras de Dan Brown. Esperei uma trama recheada de mistério, assassinatos, romances curtos e muita ação. E foi exatamente assim que a história do livro revelou-se ser.

 
Fortaleza Digital foi o primeiro livro escrito pelo autor mundialmente conhecido, Dan Brown. Por ter sido sua primeira obra, o livro tem uma quantidade de assuntos e de complexidade bem menor em relação a O Código da Vinci e Anjos e Demônios por exemplo. Porém, tal déficit não torna a leitura menos interessante, muito pelo contrário, o ritmo da leitura acaba sendo mais fácil e empolgante. Aliás, você se sente um verdadeiro detetive enquanto devora uma história de Brown. 

Na trama, Susan Fletcher é uma criptografa da NSA (Agência Nacional de Segurança, em tradução livre), agência que tem um super computador que é capaz de quebrar códigos criptografados com o principal intuito de espionar contatos trocados via internet. De repente, uma cifra aparentemente inquebrável entra no sistema do computador. Esse é o início de uma série de acontecimentos de tirar o fôlego que se sucedem. 

Enquanto Susan tenta nos Estados Unidos junto com seu chefe descobrir a causa daquela cifra inquebrável, seu namorado, David Becker está na Espanha tentando achar o responsável pelo ocorrido. Enquanto procura o responsável pelo código, Becker, sofre atentados e vê várias pessoas morrerem por aparentemente saberem demais.

 

Levantou a mão esquerda, tremendo, e esticou os dedos. Olhem para a minha mão! As pessoas em volta olhavam, mas ele percebia que não estavam entendendo.
Em um de seus dedos havia um anel dourado entalhado. Por um breve instante, as inscrições do anel reluziram ao sol da Andaluzia. Ensei Tankado sabia que essa seria a última luz que jamais veria. - Pag. 09
Fortaleza Digital é o meu livro favorito entre os escritos por Dan Brown. O ritmo frenético em que se desenrola a história, tanto desse como dos outros livros do autor, faz com que o livro torne-se muito mais que um vício. Lembrando que, esse com toda certeza, é o livro menos polêmico que saiu da pena de Dan Brown.

3 comentários:

LeMatemática disse...

Gostei da resenha. Nunca li livros desse autor, mas parecem ser realmente bons.

Lendo com a Mew disse...

A resenha é boa mas não sei se eu o leria pq não nenhum tipo de ''tabu'' como tem por exemplo em Código da Vinci (que diz que Jesus se casou) ou Anjos e Demônios ( que fala dos Illuminatis. Há algum tipo de tabu nesse livro?

Juan Florêncio disse...

Então Suzy, o tabu desse livro é bem menor em relação aos outros. O computador da agência NSA pode ver os e-mail de todas as pessoas do mundo, ou qualquer conversa via internet. É em cima dessa questão do, privacidade, que o livro trabalha.

Beijos. =)

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.