Resenha de Livro: Vida - Leandro Marcolino

0 comentário(s)
Título: Vida
Título Original: -
Autor: Leandro Marcolino
ISBN: 978-85-7893-400-2
Páginas: 180
Ano: 2010
Editora: Biblioteca 24x7
Preço Sugerido: 28,00   

O que é a vida? Qual é a nossa essência? Existe uma alma? O que você faria se tivesse apenas 24 horas para responder a essas perguntas? Descubra os limites entre a vida e a morte.
Imagine um mundo onde a biotecnologia está em seu ápice. Onde é comum ter robôs que se assemelham a seres biológicos, substituindo os cachorros como animais preferidos de estimação. Recriar membros amputados é algo simples, e feito com tal perfeição que se torna difícil diferenciar a prótese do membro original. Neste mundo de infinitas possibilidades, Luíza sofre um acidente de carro com seu marido, Rodrigo. Ele entra em coma. Luíza deve aceitar a perda do marido?
Estamos entrando em uma nova era: a era da biotecnologia. Físicos, matemáticos, cientistas da computação, todos querem se aprofundar nos mistérios da biologia e modificá-la quase como manipulam um programa de computador. As possibilidades são infinitas, os benefícios para o bem-estar da humanidade quase inacreditáveis. Mas surgem novas questões éticas e filosóficas. Qual é o limite do que pode ser feito? Até onde a vida pode ser manipulada? Chamamos de artificial tudo o que é criado pelo homem, e natural tudo o que não é criado por nós. A vida é incontestavelmente algo natural, mas à partir do momento em que o próprio homem pode criá-la, ainda podemos chamar o resultado de “vida”? Afinal, o que é a vida? Quem somos nós? 








Recebi o livro Vida por intermédio da parceria que firmei com o autor, Leandro Marcolino. Na verso do livro, a sinopse breve (Não é igual a disponível nessa resenha) deixa o leitor cheio de perguntas e dúvidas sobre a obra, o que faz surgir uma curiosidade imensa a respeito da obra.







Na trama de Vida, os personagens vivem em um tempo futuro onde cães robôs são tão evoluídos que são confundidos com os de verdade, pernas amputadas podem ser substituídas por outra quase idêntica e sair de um coma é um problema relativamente fácil de se resolver. É nesse mundo totalmente novo que conhecemos a história de Luíza e Rodrigo, um casal que sofre um acidente logo no início da história e que traz graves consequências para ambos. 

O tempo moderno em que a história se desenvolve faz com que comecemos a pensar sobre o que faríamos e pensaríamos caso vivêssemos em meio aquilo. O livro é cheio de reflexões sobre o sentido da vida, mas o que me deixou mais impressionado foi o modo como as pessoas reagiam ao convívio superficial de robôs e das novas tecnologias. Somado a isso, vem os pensamentos de Luíza, que acaba enfrentando problemas com relação a um desses novos desfrutes desse novo tempo, é a partir dessa visão que podemos ver com mais clareza como funcionam as coisas na época criada por Leandro Marcolino e que creio eu, não faltar muito tempo para chegar.







Ah, como gostaria que Alberto ainda estivesse vivo, para ajudá-la a suportar toda a carga que estava sendo colocada em suas costas. Era um velho rabugento, mas, meu Deus, não há nada como ter alguém ao seu lado. Como qualquer um sabe, antes mal acompanhado do que só. - Pag. 25







Nunca havia lido um livro que traçasse uma história normal em um mundo futuro, e foi essa trama que pude encontrar em Vida. O livro é bem curto, o que faz com que seja devorado em pouco tempo. Indico a todos que gostam de ficção científica ou um romance em ambientação diferente. 

0 comentários:

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.