[Sábado Nacional] Entrevista com a autora Karen Soarele

1 comentário(s)
Karen Soarele sempre foi apaixonada por livros, filmes e jogos on-line. O que todas essas coisas têm em comum? Nelas, nada é impossível. No decorrer de alguns anos, criou seu próprio mundo, Myríade, uma terra cheia de perigos e magia, onde seus heróis e heroínas vivem aventuras incríveis! A autora é graduada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Linguagens e Produção Textual. É a segunda participante do Sábado Nacional. Para conhecer melhor a escritora, confiram abaixo a entrevista cedida ao blog. 

Asas Literárias: Atualmente, o gênero mais querido dos leitores jovens são os que possuem traços de fantasia. Você como autora de um livro fantástico, porque acha que esse gênero ganhou tanto espaço entre os jovens?
Karen: Oi, Juan! Em primeiro lugar, quero agradecer pelo convite para participar do Sábado Nacional!
Quanto às histórias de fantasia, elas sempre possuíram fãs, pois é irresistível a sensação que elas nos trazem de poder fazer coisas extraordinárias! A diferença é que agora essa preferência se tornou muito mais abrangente, e parte disso é devido às excelentes séries de livros que foram lançadas nos últimos anos. Mas não foi só a fantasia que se beneficiou. O que eu vejo é que houve, por parte dos jovens, uma redescoberta da leitura como um todo. Antes tida como obrigatória e chata, hoje a leitura é considerada uma atividade de lazer.

Asas Literárias: Como surgiu a ideia para escrever Línguas de Fogo?
Karen: Línguas de Fogo nasceu a partir de uma ideia muito antiga. Desde criança eu já imaginava como seria esse mundo mágico, e ele foi se moldando lentamente, ficando cada vez mais complexo e impressionante à medida que eu crescia. Então, já adulta, eu decidi que não poderia mais guardar as histórias de Myríade só para mim, e comecei a escrevê-las. Hoje, a minha maior satisfação é ver os leitores viajando junto com Aisling, e se maravilhando à medida que esse mundo é apresentado.

Asas Literárias: Em Línguas de Fogo somos apresentados a um exemplo de amizade pura e verdadeira. Você acha que esse tipo de relação tem ficado cada vez mais retidas à fantasia do que a vida real?
Karen: De jeito nenhum! É impossível viver sem amizade! Os amigos verdadeiros da vida real não enfrentam monstros de fogo, mas lutam ao nosso lado contra nossos medos e frustrações, o que é, basicamente, a mesma coisa!

Asas Literárias: Você já sofreu algum preconceito ou teve alguns obstáculos a mais por ser uma autora nacional em busca de publicar a sua obra?
Karen: Não, pelo contrário! Atualmente, o que tem acontecido é justamente a valorização do material nacional. É claro que existem dificuldades, em qualquer profissão o início é difícil mesmo, mas a resposta que eu tenho recebido é muito positiva.

Asas Literárias: As características dos seus personagens são totalmente fictícias ou você se baseia em algumas pessoas da vida real para construí-los?
Karen: A essência dos personagens é fictícia, mas existem alguns pequenos traços de personalidade que são trazidos da vida real. As pessoas que conhecemos ao longo de nossas vidas são tão ricas! Cada um tem seu modo de falar, de agir e de pensar o mundo, e isso é maravilhoso! Um escritor tem que estar sempre atento ao mundo ao seu redor, não há lugar melhor para buscar por inspiração.

Asas Literárias: Sabemos que Línguas de Fogo faz parte de uma série de cinco livros. Você poderia nos dizer algumas coisas sobre os próximos livros que estão por vir?
Karen: O próximo livro se chamará Tempestade de Areia. Nele, Aisling estará pronta para retornar a Vulcannus, à procura de sua avó, mas, no caminho, algo vai fazê-la mudar de direção e se envolver ainda mais na guerra! E isso é tudo o que eu posso contar! Esse segundo livro já está sendo escrito, e os outros três também já têm nome e enredo definidos.

Asas Literárias: Você publica alguns contos e pequenas histórias no seu blog pessoal, como autora deve ter ideias sobre coisas para escrever a todo momento. Então, já possui algum plano para algum livro novo?
Karen: Tenho várias ideias guardadas! Uma delas é uma pequena história que se passará em Myríade, centenas de anos antes das aventuras de Aisling, e que será publicada ainda este ano, em formato eBook. Além disso, ainda estou amadurecendo um projeto de história futurista, sobre viagem espacial! No mais, tenho algumas outras ideias mais vagas, mas prefiro guardar segredo por enquanto. Em geral, são todas histórias que transmitem esperança.

Asas Literárias: Como autora nacional, você sabe que essa profissão é cheia de escaladas árduas. O que você diria para o número de jovens que cresce todo dia, que sonham em escrever histórias e serem renomados escritores?
Karen: O verdadeiro prazer em ser escritor não é o renome, e sim a sensação conseguir criar um mundo só seu (seja ele fantástico ou baseado na realidade) e, em seguida, compartilhá-lo com pessoas que vão ler e embarcar na história junto com os personagens! No mais, se você quer ser escritor, o primeiro passo é começar a escrever! No início pode parecer difícil, mas supere o medo do papel em branco e mãos à obra! Nunca desiste de seus sonhos, pois os obstáculos existem para serem superados. Um grande abraço a todos os leitores do Asas Literárias!

Daqui a pouquinho tem resenha de Línguas de Fogo. Não percam.  

1 comentários:

Wender C Monteiro disse...

Interessante a forma que ela nos concede as informações referente as perguntas abordadas... muito simpática por sinal...

Atenciosamente,
Wender Monteiro

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.