[Sábado Nacional] Entrevista com a autora Renata Müller, autora de Antes de Você Chegar

1 comentário(s)
Renata Müller Cardozo é bacharel em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau. Paranaense, atualmente reside com seu marido em Florianópolis, Santa Catarina, onde é servidora pública. A autora é convidada especial de hoje no Sábado Nacional com a sua obra, Antes de Você Chegar. 

Asas Literárias: Antes de qualquer coisa, seja bem vinda ao Asas Literárias Renata. Para começar, se apresente para os nossos leitores. 
Renata: Sou geminiana e multi-função, fico fazendo milhares de coisas ao mesmo tempo e o resultado é que não me sobra tempo para nada. (risos)

Asas Literárias: Como começou a sua jornada como escritora? 
Renata: De uma forma ou de outra, eu sempre escrevi. Talvez eu escrevesse mesmo antes de ter aprendido como juntar as letras. Eu inventava histórias que não contava para ninguém, que eram só para me entreter em viagens longas. Depois vieram os diários, os fanfictions e, agora, os romances.

Asas Literárias: De onde veio a ideia de escrever a trama de Antes de Você Chegar? 
Renata: A trama é uma junção de várias histórias, de pessoas que eu conheci e mesmo histórias familiares. Vários eventos das vidas dos personagens foram baseados em coisas que aconteceram a pessoas que eu conheci.

Asas Literárias: Seus personagens são totalmente fictícias ou você se inspira em determinadas pessoas ou seres para criá-los? 
Renata: A personagem principal, Ana Maria, tem a personalidade baseada em uma amiga minha. Acho que foi por causa da minha necessidade em ter uma voz narrativa que fosse muito diferente da minha, mas que ainda fosse algo familiar. Minha amiga não sabe disso. Fico imaginando como vai ser quando ela descobrir. (risos) Apesar da minha preocupação em não ter uma narradora que tive algo em comum comigo, eu acabei dando traços que são meus para outros personagens. Não foi algo que eu planejei, mas que simplesmente aconteceu. Tanto que foi só lá pela metade do processo de escrever que eu percebi que a narradora soava muito como minha amiga e que aqueles dois personagens, mesmo opostos, estavam retratando dois aspectos bem opostos da minha personalidade.

Asas Literárias: No seu livro temos uma relação amorosa pouca vista em livro de romance mas muito visíveis na atualidade. O que lhe motivou a escrever sobre essa relação? 
Renata: Pode não estar muito presente em um romance, mas relações destrutivas estão por todos os lugares. Quando eu estava roteirizando a história, eu tinha muito em mente algo que eu tinha lido em “As raízes históricas dos contos maravilhosos”, do Vladimir Propp (para quem não conhece, ele foi um pesquisador que estudou a fundo os contos folclóricos russos). Em uma das passagens do livro ele fala sobre o herói/heroína, ter que descer às profundezas da morte para ressurgir vitorioso ao final. É uma coisa que eu sempre considerei muito interessante, a superação e a capacidade do ser humano de salvar a si próprio. Acho que esse foi o meu maior motivante na história.

Asas Literárias: Como autora, você deve ter lido alguns livros antes de passar a escrever suas próprias histórias, certo? Quem são seus escritores favoritos? 
Renata: Meu gosto é incrivelmente eclético. Eu absolutamente amo Neil Gaiman. Deuses americanos é o livro favorito. Meus outros favoritos são Mary Stewart, Marian Keyes, Sophie Kinsella.

Asas Literárias: Como foi seu caminho desde a produção do seu livro até a publicação? 
Renata: Foi muito rápido. Eu terminei o livro em novembro e em fevereiro eu assinei com a Modo Editora. Tudo graças à queridíssima Adriana Vargas, agente literária da Modo. Ela já conhecia o meu trabalho e indicou o meu livro para avaliação.

Asas Literárias: Como é ser escritor no Brasil? 
Renata: Não é o que as pessoas pensam. As pessoas pensam sempre na parte de comparecer a eventos, tirar fotos e dar autógrafos. Ninguém pensa no quanto é trabalhoso, penoso e solitário todo o processo que antecede a publicação. Eu tive a sorte de ter recebido uma aprovação logo de cara, mas eu conheço autores que passam por anos de rejeição até encontrarem uma editora.

Asas Literárias: Para encerrar, o que você diria para as pessoas que sonham em ser autores? 
Renata: Coragem! (risos) Agora eu não vou me lembrar quem disse isso, mas eu li em algum lugar que “a maior atribuição de um dom é a coragem para tê-lo”, ou algo do gênero. Se você quer ser um autor, não pode ter medo de expor o seu trabalho para a crítica. As pessoas podem gostar, ou não, mas o que importa é que você tenha a consciência de ter feito o seu melhor e não desistir nunca. Ah! E muito importante! Normalmente as pessoas não escrevem uma obra prima logo de cara, então pratique sempre!

Daqui a pouco tem resenha do livro da autora. Aguardem.

1 comentários:

Fabiana Cardoso disse...

Oi Juan

Eu tive a oportunidade de conhecer a Renata, pessoalmente na Bienal. Além de ser uma autora talentosa, ela é um amor de pessoa.
Adorei o livro Antes de Você Chegar e gostei muito da entrevista. É sempre bom descobrir um pouco mais sobre os atores.

Abraços Fabi

www.fabianacardosoescritora.blogspot.com.br

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.