Resenha de Livro: A Maldição do Tigre - Colleen Houck

14 comentário(s)
Título: A Maldição do Tigre
Título Original: Tiger's Course
Autor: Colleen Houck
ISBN: 978-85-8041-026-6
Páginas: 352
Ano: 2011
Editora: Arqueiro
Preço: 29,90
Avaliação


Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem. A maldição do tigre é o primeiro volume de uma saga fantástica e épica, que apresenta mitos hindus, lugares exóticos e personagens sedutores. Lançado originalmente como e-book, o livro de estreia de Colleen Houck ficou sete semanas no primeiro lugar da lista de mais vendidos da Amazon, entrando depois na do The New York Times.


Dentre todos os sucessos literários desse ano, a série A Maldição do Tigre foi certamente um das mais faladas, fazendo que muitos que ainda não tivessem lido ao menos um livro da série se sentissem diminuídos em relação aqueles que leram. 

Antes de tudo temos que concordar que temos uma coisa que tem faltado ultimamente nas obras de fantasia, originalidade. Fugindo dos temas sobrenaturais tão ''modinhas'', Collen Houck ousou no universo dos seus personagens criando seres que sofrem por causa de uma maldição e uma ambientação principal em um local exótico ao qual eu nunca tinha visto nenhuma obra literária se ambientar, a Índia. 

No prólogo da história somos apresentados a um príncipe que foi traído pelo próprio irmão e pelo pai da mulher que viria a ser sua esposa. Rhen, um príncipe indiano estava prometido para Yesubai, princesa de um reino inimigo. Enquanto viajava, o irmão de Rhen, Kisham, se aproximou da noiva do irmão e acabou se apaixonando por ela. Revoltado pelo fato do irmão que iria se tornar rei e casaria com a mulher que ele amava, Kisham buscou ajuda do pai de Yesubai, para que ele desfizesse o casamento dela com o futuro rei. O homem acabou concordando e mais tarde ao cumprir com o que prometeu acabou traindo os dois príncipes para ter algo do seu próprio interesse e para garantir que os dois não se vingariam jogou uma maldição em ambos que acabaram virando um tigre branco (Rhen) e uma pantera negra (Kishan). 

Saindo do ambiente histórico da Índia vamos para o Oregon, Estados Unidos, local onde vive a protagonista da trama , Kelsey Hayles. Felizmente, drama, lamentação, excesso de lágrimas e outras características relacionandas não fazem parte do perfil de Kelsey, que se mostra extremamente aventureira, corajosa, divertida e autêntica. Ela perdeu os pais a pouco tempo e vive com tutores. Mesmo sendo uma situação extremamente trágica a garota parece ter superado rápido a grande perda e não passa as páginas do livro se lamentando por isso. Em busca de custear os gastos com a faculdade a garota que já se formou na escola vai em busca de um emprego, e o acaba conseguindo. Em um circo. Seu trabalho envolvia coisas simples como vender ingressos e limpeza depois das apresentações, e  também difíceis para a maioria das meninas da sua idade, alimentar os animais do circo. Pelo fato dos animais precisarem de alimentação durante vinte e quatro horas, Kelsey acaba indo se alojar no circo por alguns dias. 

Trabalhar em um circo não é uma imagem de emprego perfeito que se tem para uma garota de quase dezoito anos, mas como disse, aventureira é uma característica da protagonista. No circo, Kelsey conhece pessoas legais e gosto do trabalho que tem de fazer. Ao conhecer o tigre branco a garota fica deslumbrada com a beleza do animal e passa a ter um afeto muito grande com o bicho. Aos poucos a garota tem confiança o suficiente para fazer carinho no animal sem ter medo de acidentes. Um certo dia ela descobre que o tigre foi vendido para um homem e que ele iria para a Índia, devolver o animal ao seu ambiente natural. Por se tratar de um tigre que seria transportado para outro país e tratado por diferentes pessoas no caminho, Kelsey acaba sendo convidada para também ir a Índia para acompanhar a viagem do tigre que já estava acostumada com a sua tratadora. A garota acaba aceitando o convite sem nem imaginar a grande aventura na qual ela estava embarcando. 

De maneira geral o livro é muito bom. A narrativa é muito bem elaborada e os personagem extremamente bem construídos. Em alguns momentos creio que a autora acabou sendo fantástica até demais, mas nada que tire todo o brilho que essa obra tem. O murmurinho com essa obra foi imenso, vários elogios foram a ela atribuídos, porém, não foi uma narrativa que me fez virar extremamente fã. Acho que faltou um pouco mais de realismo em alguns pontos e de nexo em outras, mas ainda assim, esses pontos não fazem a série perder tantos pontos comigo. 

A série já tem três livros publicados no Brasil e tem tudo, para ser um daqueles livros que sempre estão na ponta da língua dos leitores quando se trata de indicação.

14 comentários:

franfernands disse...

Não conhecia essa série, mas essa capa já me comprou, e pelo que você disse, me parece bem boa esta leitura. Sempre há alguns pontos negativos, e achei bem básicos nessa obra, nada que me convença a não lê-lo. :D

Fernanda Faria disse...

De todas as resenhas que vi até hoje só uma falava mal do livro. Então eu já tenho certeza que ele deve ser maravilhoso, é dificil encontrar algum que não se envolveu com a narrativa do livro. hahaha! Eu iria comprar só pega capa, que é uma beleza, até que resolvi ler mais sobre o livro e descobri que ele é maravilhoso.
beijos

Marli Carmen disse...

Já li e vi muito sobre o livro, algumas pessoas que eu conheço e leram gostaram. Linda e bem escrita a sua resenha.

Beijinhos e bom final de semana.
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Oi Juan, gostei da sua resenha, com certeza esse foi um dos livros mais comentados desse ano e todo mundo fala super bem dele. Achei legal o fato da autora saber escrever algo mais original sabendo narrar bem, mesmo as vezes exagerando um pouco. Não é um livro que eu leria por enquanto, mas eu gostei.

Abraços
www.entrepaginasdelivros.com/

Era uma vez o livro... disse...

Oi Juan,
tem um selinho te esperando lá no blog ERA UMA VEZ O LIVRO.

Beijinhos

Suelen Fernandes

http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/2012/12/selo-este-blog-eu-visito-e-recomendo.html

Luciana Cardoso disse...

Olá Juan, sou nova aqui no blog mas já estou adorando... sua resenha sobre esse livro ficou ótima, eu já tenho os dois primeiros livros dessa série mais ainda não os li, quando eu li a sinopse do 1º livro eu achei muito boa, dai acabei comprando dois 2 primeiros rsrs... só que ainda não os li, estou esperando a série chegar ao final pois é horrível esperar um tempão pra saber como termina td rsrs...
Parabéns pela belíssima resenha, em breve com certeza os lerei.

Marli Carmen disse...

Oi Juan, escrevi uma mensagem de fim de ano lá no blog e gostaria muito que vc pudesse ler.
Beijinhos no coração e muito obrigada por nossa parceria!

http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

Adrielly Pontes disse...

Eu acho as capas dessa série lindas e também achei a ideia da autora original. Adoro histórias que envolvem animais mesmo que tenha um ser humano por trás dele hehe. A sua resenha foi a que me deixou com mais vontade de ler o livro. Espero lê-lo em breve.

She disse...

Eu AMO felinos, então só o nome do livro e a capa já me chamam atenção o suficiente.
Vim te desejar um feliz Ano Novo!
Beijo, beijo
She

Matheus Moura disse...

Só a capa é de se apaixonar! Amei a escolha do lugar, a Índia está sendo super valorizada atualmente e sinceramente acho que ela apresenta um leque de opções a serem exploradas. O título é muito convidativo, pois que não quer saber sobre as maldições de alguma coisa. E pra completar a storyline parece ser dinâmica e daquelas que prendem o leitor. Nunca havia ouvido falar da saga, mas parece que ela tem o que falar!

Unknown disse...

Amoooooooooooooooooo essa série. É uma das minhas favoritas do gênero. Já li os três lançados e estou lendo o último volume em inglês <3

Unknown disse...

Esse livro e essa série é MARAVILHOSAAAAAAAAAAAAAA

Mylly :) disse...

Sou apaixonada pelo Kishan e o Ren, eles são descritos no livro como "O Cara".
Adoro essa saga, uma das melhores que já vi. Parabéns pela resenha!

Anônimo disse...

Gostaria de lê-lo, gostei muito dessa capa :D

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.