Resenha de Livro: Um Porto Seguro - Nicholas Sparks

11 comentário(s)
Título: Um Porto Seguro
Título Original: Safe Haven
Autor: Nicholas Sparks
ISBN: 978-85-8163-004-5
Páginas: 416
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito
Preço: 29,90
Avaliação


Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.


Autor de inúmeros romances, Nicholas Sparks tem livros que figuram nas listas dos mais vendidos ao redor de todo o mundo e muitos deles dividem por demais a minha opinião. 

Publicando livros a muito tempo, Sparks criou inúmeras histórias de tirar o fôlego e personagens extremamente cativantes. O ruim disso é que alguns de seus livros parecem se repetir um pouco no que se refere a trama, o que faz com que o leitor que já leu vários livros do autor, ache um pouco mais que algumas características semelhantes entre as histórias. 

Felizmente, Um Porto Seguro se mostrou extremamente indiferente ao problema acima mencionado. Regado de um realismo imenso, a obra fez com que Nicholas ganhasse vários pontos comigo. Durante todo o tempo somos apresentados a uma obra  romântica é claro, mas romântica real, com um casal que não sai em momento algum do realismo sentimental contemporâneo, que não é extremamente meloso e que faz com que o leitor se preocupe com cada decisão e palavra por eles ditas. 

A história traz o drama de Katie, uma mulher ainda jovem e misteriosa que se mudou para a pequena cidade de Southport na Carolina do Norte. Por se tratar de uma cidade pequena muitos habitantes ficam se perguntando de onde a garota veio e o porquê de ter vindo já que não tem parenta algum na região. Em partes, esses moradores estavam certos ao se indagarem sobre isso uma vez que realmente não foi sem motivos que Katie foi para Southport, na verdade, foram vários motivos e nenhum deles gerados por coisas boas. 

Katie passa a maioria dos dias trabalhando como garçonete ou em casa, lendo livros que pega emprestado na biblioteca. Seu cotidiano muda um pouco quando ela conhece a sua vizinha, Jo. A mulher é uma conselheira de pessoas que sofreram grandes perdas e torna-se uma grande aliada de Katie para ajudá-la a livrar-se de seus problemas e voltar a viver a vida novamente. 

É claro que a história não é só isso, afinal, estamos falando de um livro de Nikolas Sparks, então ainda está faltando falar do homem, que junto com Katie, fará o leitor chorar, se emocionar e literalmente enlouquecer durante as páginas. Em uma visita ao mercadinho da cidade, Katie acaba conhecendo Alex, um viúvo pai de dois filhos, Josh e Kristen. A imagem que você leitor deve estar tendo é de um homem velho que perdeu sua mulher e deve ter dois filhos no mínimo na idade adolescente, mas não é esse o perfil em que Alex se enquadra. Alex tem pouco mais de trinta anos e mesmo novo, todos os seus cabelos ficaram brancos. No início o relacionamento entre ele e Katie mal pode ser considerado amizade já que tudo que conversam é sobre legumes e produtos da loja, mas com o passar do tempo, sentimentos vão surgindo de ambas as partes. 

Katie sente que algo está acontecendo com seus sentimentos com relação a Alex porém tem um medo enorme. Ela tem um mistério enorme durante boa parte do livro, a causa que a levou até Southport faz com que ela tenha medo de se apaixonar e de se aproximar mais de Alex e dos seus filhos. 

Desde o início o livro torna-se viciante. Nesse livro Sparks conseguiu uma mescla perfeita de mistério, romance, ação, drama e até uma leve comédia em uma obra de tirar o fôlego e merecedora de todos os elogios a ela atribuída  Esse passou a ser o meu livro favorito do autor, e tem tudo para se tornar o de muitas outras pessoas. Mais do que um romance, uma história pungente e real.

11 comentários:

Unknown disse...

Oi Juan, gostei da sua resenha, principalmente por saber que esse livro se difere de muitos outros do autor, não fica aquela coisa repetitiva. Achei a narrativa interessante, mas essa coisa de mulher se mudar me lembrou de A Escolha, o único livro que li do autor e gostei. Espero que esse seja melhor ;D

Feliz Natal Juan :)

Abraços
www.entrepaginasdelivros.com

Cristielen Camila disse...

Nicholas é um divo *o*
Beijos;*
Visita?
girlonlline.blogspot.com.br

Unknown disse...

Muito boa sua resenha Juan, me deixou com vontade de ler o livro logo. Até agora só li do Sparks "diário de uma paixão" e confesso que me decepcionei um pouco, mas não desisti de ler outras obras dele.

Feliz natal e feliz ano novo!

Jean (cabanadoslivros.blogspot.com.br)

Just Books disse...

Oi Juan!

Esse livro é a minha leitura do momento, estou gostando bastante e espero que o Nicholas termine o livro muito bem. Adorei a resenha (:

Beijo;*
Naty.

franfernands disse...

Eu sou totalmente apaixonada pelo Nicholas e suas obras, mas como tu disse, também acho que com o tempo, vai se tornando um pouco repetitivo (pois já li praticamente todos) mas fico muito contente que este seja diferente, sua resenha está ótima, e já estou ansiosa para poder lê-lo. Beijo!

Fernanda Faria disse...

Eu adoro os livros do Nicholas. *-* Eu ganhei esse livro em um top comentarista, mas ele ainda não chegou. Espero poder ler o mais breve possível, ainda mais agora que vi ele que foi digno de receber suas 5 estrelas. hahaha
beijos

Matheus Moura disse...

Olá. 1º Tenho um sério problema com livros de temáticas amorosas. 2º Não precisa de um segundo, levando em consideração o primeiro. Não é que não goste da retratação do amor é que já sou dramático por natureza, então ver o amor analisado é muita demanda pro meu pequeno ser De qualquer forma, a resenha está incrível e minha irmã tem inúmeros liros do Nicholas e pretendo lê-los quando minha dose de amor estive baixa ou quando eu colocar em prática o ideal que amor nunca é suficiente.

Lola B. disse...

Acabo de perceber que nunca havia lido uma resenha de Nicholas através da ótica masculina. E que baita resenha.
Sem blabláblá nem surtos de amor infinito pelo autor.

Não sou profunda conhecedora dos livros dele, mas tenho medo desse drama infinito que as resenhas que leio passam.
Contudo, tua resenha me deixou tentada a ler para descobrir qual o mistério e se ninguém morre no final :DD

Grande beijo, seguindo o blog õ/
@pirulitolimao

Luciana Cardoso disse...

O que dizer dessa resenha... simplesmente amei, confesso que amo os livros do Nicholas Sparks, sempre choro rsrs... quando esse livros lançou eu fiquei doida para lê-lo, só que ainda não li acredita?!
Espero lê-lo antes de assistir ao filme, parabéns pela resenha maravilhosa.

Adrielly Pontes disse...

Eu li apenas um livro do Nicholas e não gostei muito. Então, nunca mais li nada dele, mas como você citou que esse livro tem uma história diferente e tudo mais, eu fiquei com vontade de conhecer a história. Ficou muito legal essa resenha =)

Unknown disse...

NICHOLAS é o meu fraco. Amo ele de paixão desde Um amor para Recordar. Tenho quase todos os livros dele e não me arrependo de comprar nenhum, mas sim, em alguns casos as suas temáticas são repetitivas.

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.