[Sábado Nacional] Entrevista com Fabiana Cardoso, autora de ADQS

2 comentário(s)

Fabiana Cardoso Luzio nasceu na cidade de São Paulo, no dia 18 de novembro de 1976. Sempre gostou de ler e na adolescência escrevia estórias que apenas pessoas próximas liam e gostavam, escreveu as aventuras da ADQS nos anos entre 1997 e 1998. Entrou na faculdade de fisioterapia e deixou de escrever para se dedicar aos estudos. Em 2010 quando se casou e fez a mudança encontrou suas anotações e decidiu reescrevê-la e atualizá-la para os dias de hoje. Nesse sábado, ela é a nossa convidada aqui do Sábado Nacional e vai compartilhar um pouco da sua vida como escritora conosco na entrevista abaixo. Confiram.


Asas Literárias: Para começar, vamos desde o início. Como foi o caminho desde os primeiros capítulos de ADQS escritos até a publicação?
Fabiana Cardoso: Oi Juan, antes de qualquer coisa quero agradecer o espaço no seu blog e a oportunidade de estar falando sobre o meu livro. Respondendo a pergunta, eu comecei a escrever ADQS no final de 1996. Sem pretensão alguma. Apenas tinha as ideias e a história foi se formando, a única maneira de parar de pensar, era quando passava as ideias para o papel. Detalhe, escrevi a mão em um caderno. Em 1998 parei de escrever por causa da faculdade e trabalho.
Levei a minha vida adiante e somente em 2010, quando me casei, ao fazer minha mudança encontrei as minhas anotações. Eu me diverti muito relendo as aventuras e confusões desses agentes secretos. Então resolvi atualizar a história, transformei em um livro e publiquei em um site independente da internet. Para minha surpresa, a Modo Editora aprovou o original e fez o convite para a publicação. O processo de preparação (capa, revisão, diagramação) me deixou bem ansiosa, mas tudo valeu à pena! Estou muito feliz com o lançamento que aconteceu na Bienal de São Paulo, em agosto.

Asas Literárias: De onde surgiu inspiração para escrever sobre uma organização policial secreta aqui no Brasil?
Fabiana Cardoso: Sempre fui fã de livros, filmes e séries desse gênero. Sir Arthur Conan Doyle, com seu detetive imbatível Sherlock Holmes e Agatha Christie foram minhas maiores influências para escrever sobre investigação de crimes. O filme A Assassina e os filmes de James Bond, o espião, tiveram uma grande contribuição. Assim como as séries Missão Impossível (na época formada por uma equipe) e Anjos da Lei. Mas eu queria que os personagens fossem brasileiros, vivenciando situações em nossa realidade, na cidade onde moro, que é São Paulo.

Asas Literárias: A trama do livro parece uma série dividida em episódios com diferentes tramas o que torna a leitura viciante. Seus personagens e episódios policiais foram baseados respectivamente em pessoas reais e histórias reais?
Lançamento da Obra na Bienal de São Paulo
de 2012.
Fabiana Cardoso: Os crimes a serem solucionados são baseados em tudo que eu via no noticiário e que me chamava à atenção, inclusive na hora de atualizar também usei esse recurso. Já os personagens são fictícios, antes de começar a escrever fiz uma ficha detalhada de cada um, com características físicas e psicológicas. Detalhando o passado de crime que fez com que o agente fosse recrutado para a organização. Depois (estranho dizer isso), mas eles que conduziram a história, reagindo de acordo com suas personalidades, diante das situações. (Risos) É como se tivessem criado vida própria e tomassem suas próprias decisões. Eu apenas criava as situações e acatava as reações deles, isso tornou o processo de escrita muito prazeroso.

Asas Literárias: Você acha que pode existir um tipo de ADQS aqui pelo Brasil, agindo Acima de Qualquer Suspeita?

(Risos) Acredito que não. Os casos são baseados em crimes reais e podem dar essa sensação, mas a organização é pura ficção. Algo tão grandioso não teria como manter o anonimato perante a sociedade. Na verdade, eles fazem os trabalhos de investigação disfarçados, algo que existe na polícia. Mas no livro eu utilizei recursos que dão charme e requinte aos agentes secretos.

Asas Literárias: Fabiana você teve algum problema na hora de publicar seu livro ou foi um processo rápido?
Fabiana Cardoso:  Eu acho que foi um processo bem rápido. Coloquei o conteúdo na Internet em dezembro de 2011. E no mesmo mês enviei o original para a Modo Editora. Em Janeiro, veio o convite de publicação, nem acreditei. Desde então, ele passou pelo processo de capa, revisão e diagramação e em agosto foi lançado. Curiosidade: o original tinha 528 páginas, a Adriana Vargas Aguiar (agente literária que aprovou o livro). Orientou-me para "enxugar" o livro. Fiquei com pena de tirar alguns trechos, mas fiz isso. Com cerca de 100 páginas a menos a leitura ficou ágil sem prejudicar o conteúdo. O resultado final, em minha opinião, ficou muito bom.

Asas Literárias: Existe algum plano para que ADQS tenha uma continuação? Aliás, algumas coisas ficaram mal resolvidas no final, ao menos, é isso que os leitores esperam que tenha acontecido.
Fabiana Cardoso: Sim, apesar de desvendar vários segredos, alguns mistérios ficaram pendentes. Eu estou trabalhando na continuação ADQS 2 - Desafiando as Regras da Organização. No segundo livro tudo será respondido, os leitores irão conhecer mais sobre o passado dos agentes secretos e o que o futuro lhes reserva. Além das novas missões que terão que enfrentar.

Asas Literárias: Você tem alguma dica ou conselho para os jovens que sonham em ser escritores um dia?

Fabiana Cardoso: Tenho postado vários textos sobre como desenvolver a escrita no meu blog ( www.fabianacardosoescritora.blogspot.com) e em um blog onde sou colaboradora. Acho que escrever melhora com a prática, se você tem criatividade e gosta de escrever, então, mãos a obra. Escrevi vários contos, antes de concretizar um livro. Então, resumidamente, minhas dicas são: leia bastante, escreva sempre que tiver vontade, revise o texto, seja persistente e procure sempre melhorar. 

Asas Literárias: ADQS está na área dos romances policiais. A algum autor desse gênero que você é fã?

Fabiana Cardoso: Sou fã de Sir Arthur Conan Doyle, para mim o melhor personagem de todos os tempos é Sherlock Holmes, minha primeira inspiração foi o livro “As Aventuras de Sherlock Holmes” (que me influenciou a escrever os capítulos de forma independente como você citou). Adoro Sidney Sheldon e Agatha Christie, o livro “Os Quatro Grandes” também me influenciou. Atualmente gosto muito de Dan Brown, Stieg Larsson e esse ano conheci o trabalho de James Patterson, que estou gostando muito.

Asas Literárias: Como é conciliar a carreira de fisioterapeuta com a de escritora? Você tem preferência por uma das duas áreas ou acha que são as duas coisas que você gosta de fazer?
Fabiana Cardoso: Gosto das duas, eu pretendo continuar conciliando as duas carreiras. Como fisioterapeuta, adoro pessoas e uma boa conversa. Todos esses anos atendendo aos pacientes, posso dizer que ouvi histórias de vida maravilhosas, observar como a vida age é uma lição inesquecível! Às vezes algumas pessoas me perguntam se estão me aborrecendo com a conversa, pelo contrário eu adoro escutar, sou uma boa ouvinte. Talvez por isso acabem surgindo tantas ideias para colocar no papel. Nas minhas horas vagas, escrevo. Além de ADQS 2, estou arriscando e comecei a escrever um romance de época que acontece no início do século passado. Fiz uma grande pesquisa sobre o período e adorei compor os personagens. Diferente da ADQS que é muito atual, naquela época as mulheres eram obrigadas a aceitar o seu destino. Embora as minhas personagens lutem contra as imposições que a vida lhes oferece, o título provisório é Entre o Amor e o Destino, está sendo um prazer escrever algo diferente.


Asas Literárias: Para encerrar, deixe um recado para os futuros leitores de ADQS.
Fabiana Cardoso: ADQS é uma Organização Secreta Acima De Qualquer Suspeita. Espero que os leitores se arrisquem nessa aventura e se envolvam com seus personagens. O livro, além de investigações, tem romance, mistérios e humor. Deixo um convite para que venham Desvendar essa Organização Secreta! Obrigada Juan pelo espaço e atenção. 

2 comentários:

Pâm Possani disse...

Essa Fabi é uma fofura alheia,né?
Com as dicas que ela dá, pretendo escrever um livro um dia, quem sabe *-*
Pâm
http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

Fabiana Cardoso disse...

Obrigada Juan pelo apoio ao meu livro!

abraços Fabi

Postar um comentário

Manuseador da pena

Juan Silva, 16 anos, Carioca e Sagitariano. 3º ano e estudante do curso técnico de química. Não vivo sem bons livros, séries e filmes. De vez em quando, um café gelado sempre é bem vindo. {mais?}

Seguidores

No Facebook

Últimas Resenhas

Promoções

#Tagalerando

Editoras Parceiras

Arquivo

 

Layout desenvolvido exclusivamente por Tharcila Lima para o Asas Literárias. Veja o portfólio.